img
img

NÓS AGOSTINIANOS > CARISMA
APRESENTAÇÃO

Deixando de lado as muitas discussões em teologia acerca das definições e âmbitos de Espiritualidade e Carisma, fixamo-nos nestes enquanto relacionados à vida consagrada e partimos do princípio que ambas dizem respeito a dom do Espírito Santo. A Espiritualidade, porém, identifica valores produzidos pelo Espírito nas mais amplas direções da vida cristã e religiosa.

Já o Carisma é uma forma particular de se viver, uma forma concreta de leitura e realização do projeto evangélico, da Espiritualidade. Tendo presente esta distinção, podemos dizer que o Carisma de uma Ordem religiosa é onde se condensam, se encarnam ou se configuram os valores da Espiritualidade. Por sua vez, o Carisma ''condiciona'' a própria Espiritualidade.

Tentamos explicá-lo com um exemplo: os votos religiosos (pobreza, castidade, obediência) fazem parte da Espiritualidade da vida religiosa na Igreja e todas as Ordens, Congregações e Institutos de vida consagrada são chamados a vivê-los.
Mas cada um dos votos é vivido conforme à Espiritualidade da própria Ordem, Congregação ou Instituto. Não são vividas igualmente, de fato, a pobreza agostiniana e a franciscana, por fazer uma comparação. Isto se dá também em relação à obediência, à castidade, à comunidade.

O Carisma, portanto, poderíamos definir como a identidade específica, pessoal-comunitária (pois um indivíduo não assumiria um estilo de vida com o qual não se identificasse), de uma Ordem, Congregação ou Instituto de vida consagrada; enquanto a Espiritualidade são todos os mais amplos e variados elementos da vida cristã e religiosa. A seguir, encontrarás os elementos que dão a identidade do Agostiniano, o carisma dos Agostinianos, que condensa a rica espiritualidade de Santo Agostinho.

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO REGIONAL - 10 e 11 DE MARÇO EM SÃO JOSÉ
DO RIO PRETO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2017
.:: Todos os Direitos Reservados ::.