img
img

SANTO AGOSTINHO > o despertar de uma busca

Em Cartago, Agostino destaca-se nas aulas de retórica. Passa a ser o primeiro da classe. É considerado um jovem prodígio. Seu temperamento, associado às leituras que faz, configuram-no como como uma pessoa inteligente e inquieta. Lê um livro de Cícero intitulado Hortênsio, que faz despertar nele o amor pela sabedoria. Associa-a ao nome de Cristo, ouvido de sua mãe.

Por isso, tenta bucar a sabedoria nas Sagradas Escrituras, que lhe parecem literatura de qualidade inferior aos livros que tinha lido até então, além de repleto de contos sem fundamento e, por isso, se decepciona com a fé católica Assim, neste período, começa a fazer parte da seita dos maniqueus, que lhe prometem uma explicação racional associada à fé e ao nome de Cristo. Em 371 seu pai falece.

Agostinho, com 19 anos, volta à cidade natal e, aí, ensina gramática. Depois da morte de um caro amigo, volta a Cartago, onde passa a ensinar retórica. Alguns de seus alunos de Tagaste acompanham-no. Continua com suas leituras. Também escreve poesia e algumas lhe valem alguns prêmios. Com 26 anos de idade publica seu primeiro livro, O belo e o conveniente, que não chegou até nós. Logo será desiludido também pelas explicações dos maniqueus, que não conseguem responder satisfatoriamente a seus questionamentos.

Em 383, decepcionado com os alunos cartagineses, e às escondidas da mãe,
decide partir para Roma. Espera encontrar na
Cidade Eterna alunos mais sérios.

 

Sua aspiração maior, porém, é a de, aí, conseguir uma posição social de destaque. Em Roma abre uma escola de retórica. No ano seguinte, 384, porém, muda-se para Milão, onde, por influência de seus contatos maniqueus, obtém a cátedra de retórica. Mônica, sua mãe, o segue. Deseja que seu filho se converta ao cristianismo. O descontentamento com os maniqueus leva-o ao seticismo, crendo ser impossível chegar à verdade.

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO REGIONAL - 10 e 11 DE MARÇO EM SÃO JOSÉ
DO RIO PRETO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2017
.:: Todos os Direitos Reservados ::.