img
img

SANTO AGOSTINHO > famÍLIA e primeiros anos

Agostinho nasce aos 13 de novembro do ano 354 em Tagaste (hoje Souk-Ahras, Argélia), Província Romana da Numídia, localizada no Norte da África. Era, provavelmente, o mais velho dos filhos do casal Patrício e Mônica. Dos escritos de Agostinho, sabe-se que um irmão chamava-se Navígio e que tinha uma irmã, cujo nome é desconhecido.

Deve-se aos escritos de Agostinho o fato de seus pais não terem permanecido no anonimato. Seu pai era um oficial romano do município. Somente no fim de sua vida Patrício tornou-se cristão. O pai deseja que Agostinho comece a estudar o quanto antes para galgar, igualmente o quanto antes, honras sociais. Agostinho louva seu pai por esforçar-se, mais do que seus próprios meios lhe permitiam, para garantir o necessário aos estudos do filho.

A mãe, Mônica, diversamente de Patrício, era uma fervorosa católica. O pio e zeloso empenho da mãe em conduzir o filho à verdade professada na Igreja, fez, mais tarde, que fosse reconhecida como santa. A Mônica interessa que Agostinho conheça a fé cristã. Dela Agostinho nos diz que chorou mais pela morte espiritual de gostinho do que outras mães choram pela morte física de suas crianças.
Foi ela a dar-lhe a conhecer o nome de Cristo, já na infância.

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO REGIONAL - 10 e 11 DE MARÇO EM SÃO JOSÉ
DO RIO PRETO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2017
.:: Todos os Direitos Reservados ::.