img
img

NÓS AGOSTINIANOS > CARISMA
O Fundamento do Carisma

O que movia Agostinho a ter constantemente presente em sua espiritualidade os elementos que acabamos de indicar como nosso Carisma, e que sintetizam o que vivera o própria Agostinho, já que se encontram em sua própria vida, atividade e escritos e que, portanto, seriam o movente do Agostiniano a vivê-los? Agostinho nos dá a resposta no penúltimo parágrafo de sua Regra (48): caridade, ou amor.

A caridade é, para o Doutor da Graça, o único e verdadeiro motivo para se levar adiante todo e qualquer empreendimento, o único e verdadeiro elemento a fazer boa uma intenção; o único e verdadeiro elemento a fazer válido um estilo de vida abraçado; o único e verdadeiro elemento a fazer legítima a observação de qualquer norma; o único e verdadeiro elemento a unir o homem e Deus e os homens entre si.

É a caridade, ou amor, presente naquele que é socorrido pela graça de Deus, que liberta o ser humano para que, de fato, seja tal. A vida do religioso agostiniano, como a de nosso Pai, gravita em torno à caridade, pela qual se realiza tudo mais (cf. Os costumes da Igreja 1,48 e 73) e que dá sentido a tudo mais (cf. Comentário ao Evang. de João 32,8). A caridade é, para Agostinho, dom do qual derivam todos os dons do Espírito Santo (cf. Comentário ao Evang. de João, 87,1).

Ainda, portanto, que a vida comum e a comunhão de bens exijam esfoço, individual e comunitário, são dom de Deus (cf. Comentário aos Salmos 132,2 e 10), que, mediante o Espírito Santo difunde a caridade em nossos corações (cf. Rm 5,5), como diria Agostinho nos passos do Apóstolo Paulo. A caridade é o peso que nos atrai. O Agostiniano, livre por ação da graça, recebe desta o dom da caridade, dom recebido já antes para que pudesse ser cristão, para tornar-se o que é.

Por isso, Agostinho, com propriedade, também poderia ser chamado Doutor da Caridade, ou do amor. De fato, a doutrina do amor, por dizê-lo de algum modo, é, juntamente com a doutrina da graça (amor e graça são inseparáveis para Agostinho), o motor de toda a espiritualidade agostiniana, perfeitamente em harmonia com as experiências eremítico-contemplativa e apostólica, condensada no carisma da Ordem.

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO REGIONAL - 10 e 11 DE MARÇO EM SÃO JOSÉ
DO RIO PRETO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2017
.:: Todos os Direitos Reservados ::.