img
img

NÓS AGOSTINIANOS > o ESCUDO DA ORDEM

Um dos antigos
escudos da Ordem

Um dos modernos
escudos da Ordem

O escudo oficial
da Ordem

 

Um coração em chamas, um livro, uma seta. Num símbolo, a experiência de Agostinho, a Tradição da Ordem e um programa de vida. O símbolo evoca a iconografia de Agostinho, comumente representado com um livro e um coração em chamas transpassado por uma seta, que indicam a pregação do amor ao próximo como sinal do amor a Deus. Mas Agostinho somente pregou o amor a Deus e ao próximo porque conheceu-os manifestos nas Sagradas Escrituras e porque experimentou-os em sua própria vida. Diz ele: ''tu nos havias transpassado o coração com as flecha do teu amor, e trazíamos tuas palavras dentro das nossas entranhas'' (Confissões 9,3).

É o amor que interpela o ser humano continuamente a crescer na fé, na esperança e na caridade, bases da busca agostiniana de Deus em tudo e acima de tudo. Assim, o coração em chamas e transpassado pela seta sugere o amor de Deus por Agostinho e, nele, pelo ser humano. Mas, também o amor de Agostinho, e nele, o da humanidade, por Deus e pelo próprio ser humano, que, depositário do amor de Deus, ama e deseja conhecer e experimentar o próprio Deus.

Além de refigurar a Palavra de Deus – pela qual Ele fala ao ser humano e por onde Ele começa a ser conhecido; base, portanto, da fé cristã, além de inspiradora no momento decisivo da conversão de Agostinho (cf. Confissões 8,29), o livro representa a busca pela sabedoria e indica para nós, agostinianos, também as obras de Agostinho. Estas espelham o próprio conteúdo das Sagradas Escrituras e a tarefa da Ordem de aprender e ensinar (intelectualmente e pela vida) o que é divino e o que é humano. O símbolo oficial atual, que é, como se vê, de grande significado na tradição espiritual e intelectual da Ordem, tem cerca 50 anos e parece ter sido desenhado e usado inicialmente pelos agostinianos das províncias dos Estados Unidos da América.

As antigas versões do símbolo eram bastante mais ornadas (com brasões, com a correia do hábito, com mitra e/ou com báculo), enquanto as hodiernas encontram-se em diversos estilos, formas e modelos, conservando seus elementos fundamentais. Em nosso site, as linhas circulares que envolvem nosso símbolo querem lembrar a internacionalidade da Ordem e sua presença no mundo.

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO REGIONAL - 10 e 11 DE MARÇO EM SÃO JOSÉ
DO RIO PRETO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2017
.:: Todos os Direitos Reservados ::.