img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aulas voltam com razão e espírito elevados

Além da tradicional acolhida dos alunos e do reencontro com os amigos,
esta primeira semana de aulas também foi um momento de celebração e de alerta para os desafios com a falta d’àgua.

Os estudantes agostinianos voltaram às aulas dia 02 em clima de amizade e reencontro. Entretanto as atividades dos colaboradores começaram um pouco antes na última semana de janeiro com toda a equipe. Como uma boa impressão é muito importante, a primeira semana do ano letivo foi preparada com cuidado por todos: diretores, coordenadores, equipe da pastoral, tutores, professores e demais colaboradores.

Em vista disso, a citação de Santo Agostinho retirada do livro Confissões define bem como foi a volta às aulas na primeira semana de fevereiroe a missão do colégio dedesenvolver a autonomia moral, intelectual e espiritual na realização do seu projeto de vida: “A fé e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe”.

Acolhida. Todos os alunos de cada turma foram recebidos na segunda-feira, 02, pelos respectivos tutores e demais professores. Esta acolhida é sempre pensada para apresentarem-se “mestres” a “pupilos” e vice-versa, fortalecer os laços e reestabelecer o compromisso com o aprendizado.
Cada turma vive uma dinâmica particular elaborada para sua idade/série a fim de retomar o caminho de sua formação de uma maneira mais leve e descontraída. Em clima amistoso, todos os alunos são levados a interagir uns com os outros, refletirem sobre suas ações, os objetivos alcançados no passado e as metas do ano letivo que se inicia.

. 2015 também trouxe uma nova marca para o Colégio Santo Agostinho, uma vez que Pe. José Luis Arias Alvarez retorna à diretoria geral, posto que exercera entre 2007 e 2010, enquanto Pe. Abelardo Benito Rica seguiu para novos desafios em outra comunidade. Além disso, Pe. José Luis conduziu também os trabalhos da Pastoral do colégio, cuja primeira ação foi a Celebração de Começo de Ano com os alunos, ocorrida na sexta-feira fechando a primeira semana de aula.

Mais que uma mera reunião na Igreja de Santo Agostinho, os estudantes foram convidados a refletir sobre sua jornada com a solene leitura do evangelho segundo Mateus (Mt. 13,31-32) realizada por um dos tutores e comentada pelo próprio diretor geral, Pe. José Luis, com todas as turmas de cada ano/série:

“O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; 32 o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos”

Os alunos tiveram oportunidade de ouvir a Palavra de Deus, ver a pequenez das sementes de mostarda enquanto eram provocados a refletir sobre os significados contidos na passagem e suas próprias vidas, muito além da escola.

Planejamento. Palestras e reuniões de formação marcam a retomada dos trabalhos para o ano corrente ainda em janeiro. Toda equipe precisou estar afinada para a recepção dos alunos e para enfrentar mais uma etapa na busca da formação plena deles.

Organizando o ano letivo e alguns últimos ajustes, asemana que antecede o início das aulas é o período para planejamento e reuniões de formação que permitem a professores e tutores “carregarem as baterias” para o ano.

Outro assunto importante da primeira semana de aula foi a implantação da campanha Desperdício Zero, tendo em vista o crescente risco de racionamento do fornecimento de água na cidade de São Paulo. 

 
img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
2º ENCONTRO VOCACIONAL REGIONAL DE 2015
dias 6, 7 e 8 de MARÇO de 2015 em SÃO PAULO - SP

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2015
.:: Todos os Direitos Reservados ::.