img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CRÔNICA DO QUINTO DIA DO CAPÍTULO ORDINÁRIO DA PROVÍNCIA AGOSTINIANA DO BRASIL

Neste, 1º de novembro, quinto e último dia do Capítulo Provincial Ordinário, mais uma vez demos inicio às atividades com a oração das Laudes, às 8:15h. Em seguida, nos dirigimos para a foto de todos os frades com o tradicional hábito. Às 9:15h, o Pe. Geral deu início aos trabalhos do dia com a oração do Pai Nosso em latim e a oração de Invocação ao Espírito Santo. Foram lidos dois e-mails, entre eles, a do ex-Prior Geral, Pe. Robert Prevost. A seguir foram distribuídas as cédulas para a votação dos Estatutos Provinciais, Projeto da Província, Propostas e Sugestões.

Houve algumas observações sobre qual seria a imagem ideal de Santa Mônica para ser reproduzida nas nossas comunidades. Na continuação entraram na Sala Capitular os Escrutinadores para dar os resultados das votações desta manhã.  Todos os assuntos propostos em votação foram aprovados.

Às 9:50h, tivemos um intervalo para que o Secretário Provincial, Fr. Caio Márcio Moraes, pudesse concluir a elaboração das Atas Capitulares. Neste intervalo tivemos a visita dos agostinianos do Vicariato da Consolação, os frades Luís Antonio Pinheiro e Márcio Antonio Vidal Negreiros.

Retornarmos por volta das 10:30h. Neste momento o Secretário deu inicio a leitura das Atas do Capítulo. Concluída a leitura, foram feitas as observações pertinentes as Atas, como por exemplo, que se incluísse a citação das missas celebradas. Para que o Secretário pudesse ter um tempo necessário para a redação do texto, o Pe. Geral sugeriu que tivéssemos a Santa Missa, às 11:25h, que foi presidida pelo Provincial, Frei Cláudio de Camargo, acompanhado pelos frades Antonino Fernández e Rodrigo Viera. Na homilia que foi sobre o Evangelho do homem que sofria de hidropisia (Lc 14,1-6), Fr. Cláudio disse que se perguntava o que poderia dizer aos Capitulares a partir deste Evangelho. Que após algumas reflexões, pensou em centrar a sua reflexão na pessoa de Jesus, como aquele que se compadece de todos os que sofrem, pondo a pessoa acima da Lei e das tradições, já que no sábado não se poderia trabalhar. Ainda na sua homilia justificou porque escolheu para acompanhá-lo na celebração, os frades Antonino e Rodrigo Viera.
Isto se devia porque Fr. Antonino era o religioso mais idoso presente no Capítulo e Fr. Rodrigo Vieira o mais jovem de profissão solene e ordenação. Com isto queria reforçar o cuidado que devemos ter com os mais velhos, aproveitando sua experiência e ao mais jovem que necessita da nossa atenção, acompanhamento e exemplo.

Finalizada a Eucaristia, o Pe. Provincial chamou os Conselheiros diante do altar e lhes disse que nas reuniões teriam toda liberdade para falar o que pensassem, mas que no final, todos pudessem chegar a um consenso em vista do bem da Província, jamais colocando os interesses de grupos ou pessoas acima do bem comum.

Após a fala do Provincial, o Secretário apresentou as Atas para serem assinadas numa mesinha a parte, diante do altar. Ao concluir as assinaturas, o Pe. Geral fechou o Capítulo com uma oração, algumas recomendações e a sua benção.

Ao término da oração, fomos todos ao almoço com a responsabilidade de construir pelo nosso trabalho, oração e exemplo de vida, esta Província Agostiniana do Brasil, recém-nascida. Que nossa Padroeira Santa Mônica nos ajude neste propósito.

Cronistas:
Fr. Constantino Borg
Fr. Eliseo López
Fr. Luiz C. Batista

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
3º ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO NACIONAL
DE 15 A 17 DE NOVEMBRO DE 2013 - sÃO PAULO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2012
.:: Todos os Direitos Reservados ::.