img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crônicas do Capítulo Provincial Ordinário
1º dia - 11.09.17

Neste domingo, 10 de setembro, após um feriado prolongado, muitos frades, principalmente das comunidades mais distantes, tiveram dificuldades para chegar a São Paulo. Outros se dirigiram ao Recanto Tagaste, local do Capítulo Provincial Ordinário, nesta manhã de segunda-feira.  Após as afetuosas acolhidas pelas Agostinianas Servas de Jesus e Maria, responsáveis pela administração do Recanto Tagaste e do reencontro com os irmãos, os quais não podemos ver frequentemente, demos início ao Capítulo Provincial Ordinário, o segundo em nossa história da Ordem no Brasil.

A abertura do Capítulo se deu com a celebração da Eucaristia presidida pelo Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Pe. Alejandro Moral Antón, acompanhado pelo Assistente Geral para a América Latina Fr. Patricio Villalba e o Provincial Pe. Cláudio de Camargo e concelebrada por todos. Em sua homilia, o Prior Geral destacou o papel fundamental da profecia na Vida Religiosa, segundo as falas dos Papas Francisco e Bento XVI.  Segundo os escritos do Papa Bento XVI, citados pelo Prior Geral, o profeta é um homem que vê Deus, o escuta e o testemunha. Eis o convite para vida religiosa.

Terminando a celebração tivemos um tempo para um cafezinho e conversa informal até a chegada do almoço às 12 horas. Às 15 horas, iniciamos os trabalhos do dia sobre a presidência do Prior Geral, que nos convidou a cantarmos em latim o Veni Creator. Em seguida, tomou a palavra o Prior Provincial Pe. Cláudio de Camargo, como primeiro ato, leu a lista dos Frades Capitulares presentes e justificou as ausências dos frades Jesus Caballero Fernández, Inocêncio Justo Pérez e Antonino Fernández Fernández e justificou a presença do noviço Frei Nelson da Silva Santos, padre ressurrecionista que está fazendo uma experiência conosco, especialmente convidado pelo Prior Provincial. Somos, portanto, 24 frades Capitulares da Província, ademais do Prior Geral, do Assistente e do convidado Frei Nelson.

Posteriormente, o Prior Provincial apresentou o horário e o cronograma para os dias do Capítulo, submetendo-os a votação, o quais foram aprovados por todos. Após, passou-se a eleição de cargos e funções, que foram todos aprovados pelos Capitulares. Findando isto, o Prior Provincial devolveu a palavra ao Prior Geral, que fez o seu discurso de abertura. Terminado saímos para um suculento café da tarde, com suco de tamarindo e torta enfeitada com a sigla da Ordem. “Barriga cheia, pé na areia” retornamos aos trabalhos. O moderador da sessão, Frei Rafael de La Torre Vargas, convidou os Conselheiros responsáveis pela apresentação dos Informes sobre a situação da Vida Religiosa e Pastoral, Formação e Educação. O primeiro a apresentar o Informe foi o Fr. Maciel Bueno que destacou os pontos positivos e negativos da Vida Religiosa e Pastoral durante este quatriênio. O Padre moderador deixou aberta a palavra para perguntas e dúvidas dos Capitulares. A continuação, o Prior Provincial representando o Conselheiro de Formação, Jesus Caballero, ausente por motivos familiares, expôs o seu informe sobre a Formação e Promoção Vocacional durante este período. Por fim, chamou o Fr. José Luís Arias, Conselheiro de Educação, que apresentou a situação dos colégios minuciosamente com gráficos e estatísticas.

Encerrando os trabalhos do dia, o Padre moderador, lembrou-nos da Oração de Vésperas às 18h30min. Finalmente, o Presidente do Capítulo encerrou a sessão convidando os irmãos a oração. Pós Vésperas, tivemos um reparador jantar e tempo livre para convivência entre os irmãos e também para as reuniões, que não faltam nunca em nossos encontros.

Cronistas:
Fr. Eliseo López Bardón
Fr. Luiz Carlos Batista
Fr. Mário Sérgio Rocha

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
2º ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO NACIONAL
DE 22 A 24 DE setembro DE 2017 - sÃO PAULO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2017
.:: Todos os Direitos Reservados ::.