img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crônicas do Capítulo Provincial Ordinário
2º dia - 12.09.17

Acordamos cedo com o cantar dos passarinhos e com o sol que preanunciava um dia bastante quente e agradável. Dirigimo-nos para a capela, onde fizemos nossa primeira oração do dia. Tomamos um café bem preparado pelas queridas irmãs, que cuidam da chácara. Começamos a sessão do 2 dia com uma oração de abertura pelo Prior Geral. Em seguida, assumiu a palavra o moderador Pe. Pelayo Moreno Palácios e nos explicou a ordem dos trabalhos do dia. Seguimos com a apresentação dos informes. Iniciou a apresentação Frei Rafael Manrique Arija, conselheiro de Obras Socais, que expôs a situação desta área no ultimo quadriênio (2014-2018).

Logo após, o moderador deixou a palavra em aberto para a assembleia capitular. O moderador agradeceu a Frei Rafael pela exposição. A continuação, chamou Frei Rodrigo de Almeida, Ecônomo Provincial, para que fizesse sua apresentação sobre o estado da Economia da Província. Feitas algumas observações e esclarecimentos, o moderador passou a palavra ao Prior Provincial Frei Claúdio, que nos expôs, de forma geral, o estado atual da província nas diferentes dimensões que a constituem. O Prior Provincial, terminou sua exposição agradecendo o seu conselho anterior, bem como a todos os frades pela colaboração e apoio. Deixada a palavra a assembleia Capitular, que apresentou sugestões e solicitou esclarecimentos. Já estando perto da hora do café, o padre moderador, encerrou a sessão.

Logo após um animado cafezinho, que é sempre uma oportunidade para conversas fraternas, o padre moderador, reabriu a sessão apresentando a ordem dos trabalhos do dia e nos convidando para a oração das horas médias. Continuando, o prior Provincial, começou a apresentar o Plano Estratégico Provincial para o quadriênio 2018-2022. Pós apresentação do Prior Provincial, o moderador, fez algumas observações sobre o Plano e passou a palavra a assembleia Capitular, onde muitos capitulares puderam externar suas dúvidas, sugestões, esclarecimentos. Na sequencia, o Prior Geral nos convidou a assumir verdadeiramente o Plano Estratégico e a trabalhar pelo bem comum da Província. Encerramos a sessão da parte da manhã com o convite a oração pelo Geral. Terminada a oração, fomos para o almoço.

O tempo livre após o almoço, se aproveita das mais diversas formas pelos irmãos: uns aproveitam para acessarem as novas mídias (quando funciona bem), outros para continuar trabalhando, principalmente na documentação do Capítulo, outros para uma boa soneca, ou para passear pela chácara, etc. Assim sendo, às 15 horas reiniciamos os nossos trabalhos. O Padre Moderador Fr. Rafael de la Torre assume os trabalhos da tarde, com um momento de oração: Vinde Espírito Santo e Ave Maria. Em seguida delega ao Prior Geral a fala para suas considerações.

O Prior Geral, de forma muito transparente, falou-nos das várias realidades da Ordem, como Vocações, temas econômicos, presença em diversos países, desafios da vida comunitária, trato com o Vaticano, etc. Merece destaque o crescimento das vocações em todas as Circunscrições de África e em América Latina: Brasil, Panamá e Colombia, assim como na Ásia. Infelizmente, a situação mais difícil, vocacionalmente, se encontra na Europa. Na sequencia, o Prior Geral passou a palavra ao Asssistente Geral para a América Latina, Frei Patrício, que nos informou dos diversos aspectos da Ordem na América Latina e os desafios a serem enfrentados. Ao final das falas o Prior Geral nos convidou a vivermos unidos pela caridade.

Após uma hora de cafezinho e descanso, retornamos às 17h30min, novamente com o tema do Plano Estrátegico da Província para os próximos 4 anos. O Moderador perguntou se havia observações a serem acrescentadas ao Documento e não havendo observações, o Plano foi aprovado por grande maioria de votos. Em seguida passamos à apresentação das Propostas que foram analisadas e submetidas a votação, passando algumas para a votação final em Assembleia. Às 18h30min, concluimos nossos trabalhos com uma oração final feita pelo Moderador.

Encerramos o dia com a Eucarístia presididada pelo Pe. Pablo Tejedor e acompanhado pelos Freis Jaime Soria e Paulo Formosa e concelebrada pelos irmãos capitulares, ademais da participação das Irmãs Servas de Jesus e Maria com as suas formandas do Postulantado e Noviciado. Após a homilia, o Prior Geral deu por encerrado todos os cargos e responsabilidades do Provincial e seus Conselheiros, agradecendo a dedicação de todos por este primeiro quatriênio da Provincia Agostiniana no Brasil. A seguir, confirmou a eleição do prior provincial reeleito. O Provincial Frei Cláudio de Camargo foi chamado a professar sua fé diante de toda a Assembleia e logo após recebeu um afetuoso abraço dos irmãos com o canto do Te Deum. Depois aconteceu a posse de seu novo Conselho, composto pelos frades: Cristiano Zeferino de Faria, Eliseo López Bardón, José Luis Arias e Maciel Bueno Alves. Concluída a cerimônia de posse a missa seguiu como de costume. Ao final da celebração o Prior Provincial pediu que as religiosas com suas formandas nos acompanhassem no jantar.

Cronistas:
Fr. Eliseo López Bardón
Fr. Luiz Carlos Batista
Fr. Mário Sérgio Rocha

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
2º ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO NACIONAL
DE 22 A 24 DE setembro DE 2017 - sÃO PAULO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2017
.:: Todos os Direitos Reservados ::.