img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crônicas do Capítulo Provincial Ordinário
3º dia - 13.09.17

Tivemos um belo amanhecer na chácara Recanto Tagaste, onde devido ao silêncio imperante é possível descansar e apreciar a natureza, como o cantar do pássaros, caminhar entre os animais da chácara, inclusive alguns irmãos se aventuraram na milenar arte de pastorear ovelhas e tentar domesticar o pavão. Outros, mais dados aos aparatos tecnológicos buscavam avidamente por um sinal de internet e telefone. Outros ainda, mais zelosos pela saúde madrugam e acordam a aurora para sua fiel caminhada do dia.   

Depois de contemplar tamanha beleza de um novo amanhecer, só nos resta dirigir-nos a Capela para louvar a Deus pelas maravilhas da criação e pelo dom da vida. Depois de rezarmos fomos tomar nosso café, pois não “só de oração vivem os frades”, mas também de todos os quitutes apetitosos oferecidos pelas Irmãs Agostinianas. Ainda estavámos deliciando-nos com as guloseimas, quando demo-nos conta que a hora já se adiantava e nos convidava a voltarmos as rotinas dos trabalhos capitulares.  Assim sendo, às 8h30min, iniciamos os trabalhos do dia com um momento de oração conduzido pelo Moderador Pe. Pelayo. Foram apresentadas as propostas, dentre estas, algumas aprovadas e outras não, para a votação final.

Às 10h20min, paramos para descanso e cafezinho, retornando às 10h40min. No retorno, o Pe. Pelayo explicou que analisaríamos e avaliaríamos os artigos que necessitam mudanças nos Estatutos provinciais. O Prior Provincial apresentou os Estatutos com as mudanças sugeridas para análise e votação. Nem precisamos dizer que foi uma manhã onde fizemos  muita "ginástica" levantando as mãos para aprovação ou não aprovação dos artigos apresentados. Às 12h05min, concluímos os trabalhos da manhã e nos dirigimos a oração da Hora Média.

Após a oração, nos dirigimos ao refeitório. Almoçamos dignamente e aproveitamos para descansar e conversar. Retornamos com as atividades às 14h45min com assuntos de interesse dos Frades capitulares até às 16 horas. Às 16h45min,  iniciamos as eleições do dia: uma primeira sondagem para o  Conselho Fiscal da Província, onde muitos irmãos foram votados. E também foram eleitos nesta mesma tarde os delegados Base da OALA, Frei Maurício Manosso, e o Delegado de Justiça e Paz, Frei Luiz Carlos Batista. Finalizada as eleições, passamos para a apresentação do Projeto de Promoção Vocacional, apresentado pelo Promotor Fr. William Michelleto. Aprovou-se o Projeto com algumas observações feitas pelos capitulares e sugestões de algumas mudanças.  Em seguida, o Prior Geral apresentou sua proposta de horário dos trabalhos para a quinta-feira, dia 14, para que as propostas e documentos fossem lidos,  refletidos e votados com calma, já que teremos tempo o suficiente para isto.

Às 18 horas concluímos os trabalhos, com o convite para a celebração da Eucaristia presidida pelo Assistente Geral para a América Latina, Frei Patrício, acompanhados pelos Frades: Rafael Manrique e Mauricio Manosso e concelebrada por todos os irmãos. Da mesa Eucarística passamos para a mesa do jantar. Depois, para fechar o dia com tudo em ordem, alguns capitulares aproveitam para fazer as sofríveis reuniões ( mal necessário), outros para redigir e examinar os  documentos e atas, que precisam estar prontos para amanhã até o final da tarde. Já outros, tem uma melhor sorte, pois podem assistir TV,  caminhar ao redor do auditório, jogar cartas, tentar acessar a internet ou ficar simplesmente sentados na sala de recepção a jogar conversa fora (ou o mais provável: tentando descobrir seu futuro destino e apostando qual será o destino dos demais irmãos).

Cronistas:
Fr. Eliseo López Bardón
Fr. Luiz Carlos Batista
Fr. Mário Sérgio Rocha

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
2º ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO NACIONAL
DE 22 A 24 DE setembro DE 2017 - sÃO PAULO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2017
.:: Todos os Direitos Reservados ::.