img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crônicas do Capítulo Provincial Ordinário
4º dia - 14.09.17

Mais uma vez, amanheceu um belo dia aqui na chácara. Ocasião favorável, diga-se de passagem, para o louvor ao Criador. Às 07h30min, rezamos a oração das Laudes, na festa de Santa Cruz, onde também fizemos grata e salutar memória, dos 4 anos da criação da Província no  Capitulo Geral da Ordem no dia 14 de setembro de 2013. Gratos pela memória que nos encheu de alegria e esperança, tomamos um agradável e fraterno café da manhã.

Iniciamos os trabalhos capitulares do 4º dia com a oração conduzida pelo Prior Geral às 08h30min. Na sequência, o Pe. Moderador, Frei Pelayo Moreno, explicou como seriam as votações programadas para o dia, lendo o número 290 das Constituições da Ordem de Santo Agostinho, que rege e orienta sobre as votações na Ordem. Em seguida, o secretário, Frei Fábio distribuiu a folha onde continham as propostas para serem votadas. Concedeu-se um tempo para os Capitulares meditarem. Feito isto, às 09h30min retomamos a sessão, prosseguindo com as votações por ordem de profissão religiosa. Deste modo, votamos as propostas Capitulares, para os Conselheiros Fiscais, Secretário e Ecônomo Provincial. Votamos primeiramente as propostas, a alteração nos Estatutos Provinciais, o Plano Estratégico e o Plano de Formação. Enquanto os Escrutinadores oficiais contavam os votos, distribuiu-se as papeletas para escolha dos Conselheiros Fiscais. Terminada a contagem de votos, fomos informados que todas as propostas foram aprovadas por maioria absoluta. Ao mesmo tempo, enquanto esperávamos o termino da apuração dos votos para o Conselho Fiscal, Frei Claudio de Camargo, Prior Provincial, apresentou o nome de Frei Fábio Teixeira para Secretário da Província. Para esta votação, foram distribuídos dois papeis com inscrição em latim Placet ou noplacet, que significam respectivamente a favor ou contra.

O padre moderador, chamou todos os Frades Capitulares para que na ordem colocassem seus votos na urna. Votação feita, espera de alguns minutos para a contagem e finalmente resultado comunicado: Frei Fábio foi eleito secretário provincial por maioria absoluta. Neste ínterim, ficamos sabendo do resultado da votação para o Conselho Fiscal, os eleitos foram: Frei Pelayo Moreno, Frei Rafael de La Torre e Frei Bruno Henrique.  Depois disso, Frei Cláudio, tomou a palavra. Comunicou sua vontade de que o frei José Luís Arias, fosse o novo Ecônomo Provincial. Seguindo o procedimento votamos, aguardamos alguns minutos e em seguida nos veio o resultado: frei José Luís foi eleito por maioria absoluta. Depois de todas as votações, o Prior Geral, Frei Alejandro Moral Antón, confirmou e abençoou os cargos e funções do Secretário e Ecônomo. Assim, terminamos praticamente todos os trabalhos capitulares e o Prior Geral encerrou com uma oração.

Após um intervalo para café e conversas, fomos para a capela para a oração das Horas Médias. Durante a oração, enquanto estávamos compenetrados no louvor, eis que surgiu uma ovelha dentro da capela. Sim, isto mesmo que ouviu, uma ovelha da chácara entrou e deixou os freis estupefatos e, como se pode imaginar, foi difícil não conter os risos, até que um irmão, exerceu o oficio de pastor e a conduziu para fora. Como se vê até a ovelha sabe que é preciso ir até o Bom Pastor. Terminada a oração, ainda admirados pelo inédito fato, nos dirigimos ao refeitório, onde almoçamos fraternalmente e rimos muito sobre o acontecido.

Após o almoço e descanso da tarde, a pedido do Prior Geral, tivemos um longo tempo até às 16 horas, para que a equipe de redação pudesse preparar devidamente Ata Final para ser assinada. Retornamos às 15h45min para a foto oficial do Capítulo, porém tivemos que esperar os atrasadinhos, enquanto esperávamos aproveitamos para tirar fotos com o Prior Geral e com os demais irmãos. Às 16 horas abrimos a sessão com uma oração conduzida pelo Prior Provincial e imediatamente  se deu a leitura da Ata. Ata lida, aprovada e assinada por todos, fomos tomar nosso merecido café da tarde.

Às 17h10min retornamos para as palavras de agradecimento do nosso Prior Provincial, que fez um efusivo discurso de agradecimento pelos quatro anos passados da criação da Província e sua estruturação desde o primeiro Capítulo de outubro de 2013, citando nominalmente cada membro da Província. Relembrou, dentre outras muitas coisas, a importância da juventude em nossa Província, das Obras sociais e  da Formação,  por esta ser imprescindível para o nosso futuro. Frisou também sobre a importância de reforçarmos nossos laços de fraternidade na comunidade religiosa e para que “perdamos tempo com o irmão. Concluiu seu discurso, evocando a proteção divina sob a intercessão de Nosso Pai Santo Agostinho, nossa Padroeira Santa Mônica e do nosso Beato Pe. Mariano de la Mata. Em seguida, o Prior Geral saudou os Professos e destacou sobre a importância da vocação cristã agostiniana. Às 17h35min concluímos os trabalhos Capitulares do 2º Capítulo Provincial Ordinário com a oração e a benção do Prior Geral.

Na sequência, às 18h30min tivemos nossa missa de Clausura Capitular, presidida pelo Prior Provincial, acompanhado pelo seu novo Conselho e concelebrada por todos os irmãos, e com a participação pelas queridas irmãs agostinianas e dos nossos professos da Casa de Formação do Professório. Terminada a missa e também nosso Capítulo, fomos festejar com um jantar especial. E para encerrar nossos trabalhos e podermos nos juntar aos irmãos que estão na cantoria no karaokê, queremos agradecer a todos que nos acompanharam com orações e desejos de que tivéssemos um bom capítulo. Sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, nestes 300 anos de sua aparição e com a proteção de Santo Agostinho, desejamos a todos saúde e paz no Senhor. Amém.

Cronistas:
Fr. Eliseo López Bardón
Fr. Luiz Carlos Batista
Fr. Mário Sérgio Rocha

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
2º ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO NACIONAL
DE 22 A 24 DE setembro DE 2017 - sÃO PAULO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2017
.:: Todos os Direitos Reservados ::.