img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crônica do 1º dia do Primeiro Capítulo Intermédio da Província Agostiniana do Brasil

Hoje, 27 de outubro, vindo de várias comunidades, desde Goiânia até Curitiba (ambas as extremidades), demos início ao nosso Primeiro Capítulo Intermédio.

Às 10 horas, tivemos a missa do Espírito Santo, presidida pelo Fr. Patrício Villalba, delegado pelo Conselho Geral para dirigir o C.I.
Concelebraram com ele, o Prior Provincial, juntamente com o Conselho da Província e todos os presentes.

Em sua homilia, ele nos convidou a trabalhar com entusiasmo e esperança, dispostos a superar as dificuldades. Tomando como base o texto da Carta de São Paulo aos Romanos: "Entendo que as aflições do tempo presente não podem ser comparadas com a glória a ser revelada em nós"
encorajou-nos a superar os problemas decorrentes desde o início da constituição da nova Província e a trabalhar com entusiasmo à espera do resultado deste processo.

Às 15 horas, após o almoço, iniciamos a tarde com uma palestra ministrada pelo Fr. Patrício. O tema foi: "A visão da Igreja segundo Santo Agostinho."

Entre os muitos ensinamentos, ele observou que a Eclesiologia nasceu à raiz do debate que manteve Agostinho contra os donatistas. Santo Agostinho e os Padres da época, são gigantes e nós caminhamos, como anões, sobre os ombros deles para olharmos muito mais longe.

Às 17 horas, depois de um tempo de descanso e confraternização, Fr. Patrício abriu o Capítulo Intermédio transmitindo à todos os presentes, suas saudações, do Prior Geral e seu Conselho.

Depois de invocar o Espírito Santo, se procedeu a nomeação dos diversos responsáveis das atividades do Capítulo Intermédio.

De um total de vinte e sete membros da Província, participaram vinte e três, justificando a ausência dos outros quatro irmãos.

Foi apresentado o cronograma, e, consequentemente, aprovado por todos.

Finalizada esta parte, foram dadas várias informações:

1. Fr. Jaime explicou a situação da irmã do Fr. Pablo Tejedor, gravemente doente.
2. Fr. Patrício informou sobre assuntos relacionados à Ordem, especialmente na América Latina.
3. O Provincial, Fr. Cláudio, informou que de 17 a 21 de novembro será realizado um Curso de Formadores, a nível internacional, a ser realizado pela Ordem, no Recanto Tagaste, em São Paulo.
4. Fr. Constantino Borg, informou que tomou a decisão difícil de retornar a Malta por motivos de saúde, após 40 anos de trabalho no Brasil.
5. Fr. Eliseo López informou sobre as comemorações do Beato Padre Mariano de la Mata, em 05 de novembro e a realização do
"9º Caminho do Padre Mariano", a ser realizado no dia 8 de Novembro, entre Engenheiro Schmitt e Cedral (São José do
Rio Preto-SP). Neste dia, será inaugurada a antiga capela que foi do nosso seminário, hoje asilo, com o nome de "Igreja do Beato Padre Mariano". Será a primeira igreja dedicada a ele. Fr. Eliseo convidou à todos a participar.

Às 18 horas, o Fr. Patrício encerrou o primeiro dia do Capítulo Intermédio.

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
3º ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO NACIONAL
DE 13 A 15 DE NOVEMBRO DE 2015 - sÃO PAULO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2015
.:: Todos os Direitos Reservados ::.