img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crônica do 2º dia do Primeiro Capítulo Intermédio da Província Agostiniana do Brasil

No segundo dia do Capítulo, 28 de outubro, amanheceu da mesma forma que o dia anterior: nublado e com ameaça de chuva. Foi bom para dormir e proteger-nos do intenso calor que normalmente faz nesta época.

Pontualmente às 7h30m, rezamos as Laudes, pedindo à Deus luz e coragem para aprofundar a dinâmica do Capítulo.

Depois de um café da manhã restaurador, começamos a sessão às 8h30m. Fr. Patrício abriu o momento com um comentário de Mt. 18,20, lembrando-nos que "Deus está no meio de nós".

Tomou a palavra o primeiro moderador, Fr. Rafael de La Torre, para apresentar o plano da manhã, que seria a exposição dos Conselheiros da Província.

Iniciou a exposição o Conselheiro de Formação, Fr. Jesus Caballero, que apresentou a Pastoral Vocacional como uma prioridade na Província. Há um Promotor Vocacional, Fr. William Micheletto trabalhando, exclusivamente, na promoção das vocações. O campo profissional é fértil e há muita procura. As duas casas de formação tem um número razoável de candidatos (14 no Aspirantado em Curitiba, 5 no Teologado em São Paulo e outro em Roma). O Noviciado Internacional, agora em Lima, Peru, está sendo muito positivo. Nós temos 4 candidatos.

O seguinte a expor foi o Conselheiro de Pastoral da Vida Religiosa, Fr. Maciel Alves Bueno.

Apresentou o mapa da equipe que consiste a Província: 27 religiosos de votos solenes, 7 votos simples, 4 noviços e 14 aspirantes. Somos um total de oito comunidades, mas Goiânia em situação especial.

Temos uma forte atividade pastoral, vasta em estrutura, território e trabalho. Isso deve ser controlado para não comprometer nosso carisma. Estamos presentes em dez paróquias. A juventude está, cada vez mais, comprometida e nos convida a trabalhar mais decisivamente com ela.

Depois de uma pequena pausa para o café e para esticar as pernas, foi a vez do Conselho de Educação, Fr. José Luis Arias.

Ele se concentrou, principalmente, na realidade dos dois colégios: Santo Agostinho em São Paulo e São José em São José do Rio Preto. Os dois caminham com todos os requisitos em ordem e previstos no Projeto Educativo e no Plano Geral de Reformas.
O Colégio Santo Agostinho, apesar de todos os esforços realizados, continua apresentando dificuldades de expansão e solvência financeira. Por outro lado, o Colégio Agostiniano São José, está caminhando bem e com excelentes perspectivas.

Depois, foi a vez do Conselheiro das Obras Sociais, Fr. Rafael Manrique, que começou com um sonoro "bom dia", lançando aos presentes uma queixa: "são muito poucos os que conhecem as obras sociais e nos tem visitado".

Fr. Rafael apresentou as diversas obras sociais, todas em São Paulo. São grandes as dificuldades econômicas e o futuro é incerto. No entanto, o trabalho que está sendo feito é muito bom.

O moderador, Fr. Rafael de la Torre, passou a palavra ao Conselheiro da Economia, Fr. Rodrigo Almeida. Ele começou apresentando uma determinação dos Estatutos Provinciais que pedem para centralizar a economia. Explicando como estava a economia da Província.

Ao meio-dia, o moderador interrompeu a exposição para um momento de oração e, logo após, iniciou o almoço.

Às 15 horas retomamos as atividades. Iniciou como moderador, Fr. Jesus Madrid, dando a palavra ao Ecónomo, que submeteu pacientemente às perguntas do Capítulo. Todas foram respondidas pelo próprio Ecónomo e, também, pelo Provincial e um Conselheiro.

Às 16h15m tivemos uma pausa de meia hora. A exposição foi retomada pelo Provincial, Fr. Claudio de Camargo, que expôs o estado da Província. Ele nos encorajou a manter o sentimento de gratidão à Deus por tudo que temos recebido, apesar das dificuldades. Temos muito trabalho pela frente e vamos solidificar a Província. Convidando à todos a serem generosos em nossos esforços.

A Província continua a exigir, judicialmente, os bens que a pertencem por direito.

Informou que as Oficinas de Caridade de Santa Rita, em São Paulo, estarão comemorando o 90º aniversário de sua fundação, no dia 10 de junho de 2016.

Revisou, também, duas determinações do Capítulo Provincial Ordinário de 2013:

1. Acompanhar os grupos Agostinianos: Oficinas de Santa Rita, Mãe Mônicas, Leigos Agostinianos, etc.
2. Centralizar a administração da Província.

Às 18 horas finalizou a exposição pedindo a Deus "que complete em nós a obra iniciada."

Às 18h30m, fizemos a foto oficial, reforçada pela presença dos professos do Teologado. Em seguida, tivemos a missa presidida pelo Fr. Rodrigo Viera, que fez uma bela homilia, agradecendo ao Fr. Constantino Borg por sua dedicação e entrega generosa durante os 40 anos em terras do Brasil. No final de novembro retornará a sua terra natal, Malta.

Após a missa, tivemos um jantar de confraternização.

Cronistas:
Fr. Constantino Borg
Fr. Eliseo López Bardón
Fr. Luiz Carlos Batista

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
3º ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO NACIONAL
DE 13 A 15 DE NOVEMBRO DE 2015 - sÃO PAULO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2015
.:: Todos os Direitos Reservados ::.