Depois de uma noite reparadora, dormindo como crianças que se sabem protegidas pela presença do “pai” (nosso Provincial), acordamos dispostos a trabalhar firmes neste terceiro dia de Capítulo, 30 de outubro. Às 8:15h, nos dirigimos à Capela para a oração das Laudes, em uma manhã fria e com leve garoa em Guarulhos.
Às 9 horas, iniciamos os trabalhos com uma oração conduzida pelo Padre Geral e logo após, o Frei Pelayo Palacios Moreno explicou a metodologia do dia, que se concentraria nos estudos realizados no dia anterior, nos cinco grupos de estudos sobre os Estatutos Provinciais. Em seguida o Pe. Geral convidou o Frei Rafael de La Torre a assumir os trabalhos da manhã, como Moderador, dando início à primeira Assembleia da manhã, a fim de discutir e aprovar os Estatutos. Nesta ocasião o Frei Rodrigo de Almeida, expôs os estudos e discussões a respeito da Introdução, Princípios Gerais e do I Capítulo (Normas Relativas à Comunhão de Vida). Após as observações deu-se um tempo para as intervenções da Assembleia. Dando continuidade às discussões sobre os Estatutos, Frei Paulo Formosa, comentou sobre o II Capítulo (Governo). Logo depois das discussões pertinentes, Frei José Luís Arias, expôs os estudos do III Capítulo (Formação, Estudos e Vida Religiosa) com as devidas aportações dos Capitulares.
Por volta das 10:30h, paramos para um descanso e um cafezinho da meia manhã, que é sempre muito mais do que um simples cafezinho que nos é oferecido, levando alguns a ficarem preocupados com a balança.
Retornando aos trabalhos, Frei Reginaldo de Abreu da Silva, expôs as discussões do IV Capítulo (Atividades Apostólicas). Depois das observações pertinentes ao tema, tivemos a oração, às 12:15h e um revigoroso almoço e descanso.
Reiniciamos os trabalhos da tarde, às 15h, com o moderador Frei Jesus Caballero, após a Invocação ao Espírito Santo. Frei Reginaldo continuou com as observações ao IV Capítulo. A seguir, Frei Salvador Aparecido dos Santos apresentou as discussões referentes ao V Capítulo (Economia e Administração). Assim, foram concluídos os estudos e discussões dos Estatutos da Província.
Frei Pelayo, presidente da extinta Federação, apresentou a continuação à metodologia para os estudos e discussões sobre o Projeto para a Província Agostiniana do Brasil. Os temas do Projeto foram divididos em cinco grupos de trabalho. Terminada a distribuição da temática, saímos para um descanso e café da tarde, quando muitos aproveitam para pôr a conversa em dia ou caminhar pelo Centro de Convenções Santa Mônica.
Retornamos aos grupos para estudo e discussão do Projeto da Província, por volta das 17:15h até 18h. Às 18:30h, nos dirigimos todos a Capela para a Santa Missa concelebrada pelos Capitulares e presidida pelo Provincial do Santíssimo Nome de Jesus da Espanha, Frei Agustín Alcade, acompanhado pelos Frades Rafael de La Torre e Eliseo López. Na homilia, Fr. Agustín Alcade, tomando como exemplo a imagem de Santo Agostinho na qual ele olha fixamente para o anjo, nos convidava a dirigir nosso olhar para a jovem Província que, como uma criança, precisa da nossa entrega, despojando-nos assim de nós mesmos, dos nossos próprios interesses.
Encerramos as atividades com uma variada e suculenta janta que nos repôs do desgaste de um intenso dia de trabalho.
CRÔNISTAS:
Fr. Constantino Borg
Fr. Eliseo López
Fr. Luiz C. Batista |