img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CRÔNICA DO TERCEIRO DIA DO CAPÍTULO ORDINÁRIO DA PROVÍNCIA AGOSTINIANA DO BRASIL

Depois de uma noite reparadora, dormindo como crianças que se sabem protegidas pela presença do “pai” (nosso Provincial), acordamos dispostos a trabalhar firmes neste terceiro dia de Capítulo, 30 de outubro.  Às 8:15h, nos dirigimos à Capela para a oração das Laudes, em uma manhã fria e com leve garoa em Guarulhos.

Às 9 horas, iniciamos os trabalhos com uma oração conduzida pelo Padre Geral e logo após, o Frei Pelayo Palacios Moreno explicou a metodologia do dia, que se concentraria nos estudos realizados no dia anterior, nos cinco grupos de estudos sobre os Estatutos Provinciais. Em seguida o Pe. Geral convidou o Frei Rafael de La Torre a assumir os trabalhos da manhã, como Moderador, dando início à primeira Assembleia da manhã, a fim de discutir e aprovar os Estatutos. Nesta ocasião o Frei Rodrigo de Almeida, expôs os estudos e discussões a respeito da Introdução, Princípios Gerais e do I Capítulo (Normas Relativas à Comunhão de Vida). Após as observações deu-se um tempo para as intervenções da Assembleia. Dando continuidade às discussões sobre os Estatutos, Frei Paulo Formosa, comentou sobre o II Capítulo (Governo). Logo depois das discussões pertinentes, Frei José Luís Arias, expôs os estudos do III Capítulo (Formação, Estudos e Vida Religiosa) com as devidas aportações dos Capitulares.

Por volta das 10:30h, paramos para um descanso e um cafezinho da meia manhã, que é sempre muito mais do que um simples cafezinho que nos é oferecido, levando alguns a ficarem preocupados com a balança.

Retornando aos trabalhos, Frei Reginaldo de Abreu da Silva, expôs as discussões do IV Capítulo (Atividades Apostólicas). Depois das observações pertinentes ao tema, tivemos a oração, às 12:15h e um revigoroso almoço e descanso.  

Reiniciamos os trabalhos da tarde, às 15h, com o moderador Frei Jesus Caballero, após a Invocação ao Espírito Santo. Frei Reginaldo continuou com as observações ao IV Capítulo. A seguir, Frei Salvador Aparecido dos Santos apresentou as discussões referentes ao V Capítulo (Economia e Administração). Assim, foram concluídos os estudos e discussões dos Estatutos da Província.

Frei Pelayo, presidente da extinta Federação, apresentou a continuação à metodologia para os estudos e discussões sobre o Projeto para a Província Agostiniana do Brasil. Os temas do Projeto foram divididos em cinco grupos de trabalho. Terminada a distribuição da temática, saímos para um descanso e café da tarde, quando muitos aproveitam para pôr a conversa em dia ou caminhar pelo Centro de Convenções Santa Mônica.

Retornamos aos grupos para estudo e discussão do Projeto da Província, por volta das 17:15h até 18h. Às 18:30h, nos dirigimos todos a Capela para a Santa Missa concelebrada pelos Capitulares e presidida pelo Provincial do Santíssimo Nome de Jesus da Espanha, Frei Agustín Alcade, acompanhado pelos Frades Rafael de La Torre e Eliseo López.  Na homilia, Fr. Agustín Alcade, tomando como exemplo a imagem de Santo Agostinho na qual ele olha fixamente para o anjo, nos convidava a dirigir nosso olhar para a jovem Província que, como uma criança, precisa da nossa entrega, despojando-nos assim de nós mesmos, dos nossos próprios interesses.

Encerramos as atividades com uma variada e suculenta janta que nos repôs do desgaste de um intenso dia de trabalho.

CRÔNISTAS:
Fr. Constantino Borg
Fr. Eliseo López
Fr. Luiz C. Batista

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
3º ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO NACIONAL
DE 15 A 17 DE NOVEMBRO DE 2013 - sÃO PAULO (SP)

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2012
.:: Todos os Direitos Reservados ::.