img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CAPÍTULO PROVINCIAL INTERMÉDIO
Crônica do 1ª dia
- 13.08.19

Com uma mudança brusca na temperatura, iniciamos o 1ª dia do capítulo provincial intermédio em parelheiros - SP. Os freis vieram de diversas regiões e cidades. Alguns chegaram bem antes, outros na véspera.  Após um café dosado com risadas e afetuosas acolhidas pelos confrades, iniciamos a missa do Espírito Santo( liturgia própria e comum para a celebrações de capítulos), que foi presidida pelo Pe. Geral Alejandro Moral e concelebrada por todos os frades. Em sua homilia,destacou especialmente o cuidado que devemos ter para com o sentido da nossa vocação religiosa. Terminada a missa, foi o momento para os “selfies”, “poses” e uma foto oficial dos Capitulares.

Movidos pela alegria do reencontro, muitos aproveitaram para conversar e matar as saudades dos irmãos, outros para passear nos arredores da chácara, quando ainda caia uma levíssima garoa paulistana. A boa conversa prosseguiu à mesa, quando fomos chamados para o almoço. Terminado o almoço alguns foram descansar, fazendo valer a velha e boa tradição da “siesta”.

A breve “siesta” foi interrompida pelo dever, uma vez que às 15 horas iniciaríamos os trabalhos capitulares. O Pe. Geral, após uma oração e canto de invocação ao Espírito Santo, deu inicio aos trabalhos capitulares com um discurso aos frades. Em seguida, frei Claudio propôs os cargos e funções a serem exercidos durante o capitulo intermédio. Aprovados os nomes dos mais diversos frades para as atribuições, apresentou-se, logo após, o horário do capítulo.

Pe. Rafael de La torre, moderador do capitulo, convidou frei Eliseo Bardón, conselheiro de vida religiosa e formação, para que apresentasse o seu relatório. O informe encheu-nos de esperança, porque pese as dificuldades, nossa província possui um numero considerável de frades, com um uma boa media de idade. Frisou também o crescimento de vocacionados acompanhados este ano, 36 ao todo. A seguir, frei Cristiano, conselheiro de Pastoral, apresentou seu relatório sobre a nossa atuação pastoral nas paróquias, destacando o trabalho dos irmãos e as dificuldades a serem superadas juntos. Convidando-nos a assumir um estilo agostiniano nestas nossas obras. Destacou ainda a importância do trabalho com os jovens e o movimento mães Mônicas.  Finalizou as apresentações do primeiro dia, frei Maciel Bueno, conselheiro de Educação e assistência social, mostrando-nos os números dos colégios e das obras sociais.

Após uma pausa para mais conversas regadas com cafezinhos e um delicioso bolo de coco, nos dirigimos a capela para agradecermos a Deus com a oração de vésperas. Terminamos o dia com um restaurador jantar, onde nos foi servido uma deliciosa sopa de legumes. Pós jantar alguns foram conversar, outros passear e uns poucos tiveram a sorte de trabalhar.

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
PARTICIPEM DOS ENCONTROS VOCACIONAIS AGOSTINIANOS

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2019
.:: Todos os Direitos Reservados ::.