img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MISSÕES DE SEMANA SANTA EM CURITIBA

Como já é de costume, sempre na Semana Santa de cada ano, os formandos do Postulantado de Curitiba, junto com o seu formador, saem para uma atividade missionária em alguma paróquia fora do âmbito agostiniano. Esta missão tem caráter vocacional e, ao mesmo tempo, de ajuda às paróquias diocesanas necessitadas de sacerdotes e religiosos/as para esta época do ano. Mas este ano foi diferente, pelo menos para uma parte dos formandos de Curitiba, já que outros deles foram de missão com a equipe do Professório de São Paulo a Paróquia Menino Jesus de Caçapava, SP.

Em sintonia com o Ano Missionário da Arquidiocese de Curitiba, que tem como tema “A Alegria da Missão” e lema “O que vimos e ouvimos, isto vos anunciamos” (1 Jo 1,3), a Equipe de Formação de Curitiba, da qual faz parte também o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, Fr. Mauricio José Manosso Rocha, optou por desenvolver o trabalho missionário de 2015 na própria paróquia confiada aos agostinianos de Curitiba. Para este trabalho, contaram com a ajuda de dez formandos e duas religiosas agostinianas missionárias, juntamente com quatro de suas formandas.

Primeiramente, no dia 27 de março, foi feita uma reunião de organização com os membros das duas comunidades que deveriam receber a visita dos missionários, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima e a Comunidade Santa Mônica, uma antiga região de ocupação em terras do governo, após a desativação de uma ferrovia que passava pelo local, no final dos anos 80 e início dos 90. Nesta reunião, foi decidido sobre a necessidade de visitar e abençoar as casas, um momento de lazer com as crianças, um terço com as famílias, missa de unção dos doentes, confissões e as atividades normais do Tríduo Pascal.

Para as visitas nas casas, foram organizadas 6 equipes compostas de seminaristas e religiosas agostinianas que vieram de São Paulo para nos ajudar. Para cada equipe deveria ter ao menos um membro da comunidade para facilitar as visitas e o acesso aos locais a serem visitados. Como a região tem um grande número de moradores, optou-se por realizar as visitas nas casas em torno da Rua Baldur Magnus Grubba e ruas paralelas. As visitas iniciaram na segunda-feira Santa e continuaram até Quinta-Feira Santa pela manhã. Foram visitadas aproximadamente 450 casas, sendo muitas delas de evangélicos, boa parte deles ex-católicos, que se admiraram com a iniciativa da igreja local. Frei Luiz Carlos Batista, juntamente com o Fr. Mauricio, aproveitaram para visitar os doentes impossibilitados de saírem de casa. Foram 33 doentes ungidos em suas residências.

Antes das visitas as equipes se encontravam às 8h30min para uma oração e distribuição dos trabalhos. As visitas pela manhã aconteciam entre 9 e 11h30min e pela tarde das 14h30min  até as 17h30min aproximadamente. Também foi organizada uma equipe de cozinha para preparar o almoço dos missionários que acontecia após as visitas da manhã no salão da Capela Santa Mônica. Na última tarde de visita, quarta-feira, foi preparado um delicioso café com bolinho de chuva e cueca virada!

Outras atividades destes dias foram o terço com as famílias na Terça-Feira Santa à noite, a missa com a unção dos doentes e idosos na Quarta-Feira Santa à noite, brincadeiras com as crianças no sábado pela manhã, e um momento de oração com os jovens no Sábado Santo pela tarde. Além destas atividades específicas da semana missionária, foram celebrados normalmente os Ofícios da Semana Santa, todos presididas pelo formador Frei Luiz Carlos Batista, que também atendeu confissões na Quinta-Feira Santa após a missa da Ceia do Senhor e Sexta-feira pela manhã.

A Comunidade Santa Mônica e N. Sra. de Fátima ficaram muito agradecidas com esta iniciativa dos frades de Curitiba, já que tiveram boa parte de suas casas benzidas e também puderam contar com a presença de um sacerdote para o Tríduo pascal, unção dos Enfermos e Confissões. Por certo lado, os frades agostinianos também se sentiram muito contentes em poder intensificar sua presença e a mensagem do Evangelho numa das regiões mais necessitadas do apoio espiritual de nossa paróquia. A todos que estiveram envolvidos - formandos agostinianos, religiosas agostinianas com suas formandas, e os fiéis das duas comunidades - nosso muito obrigado. Que tudo tenha sido para a maior glória de Deus e a santificação de seu povo.

EQUIPES DE TRABALHO

Cozinha:

  1. Sueli Aparecida dos Santos
  2. Irma Lucia de Oliveira
  3. Lindamir Pereira dos Santos
  4. Noemia Camargo de Ramos Igerski
  5. Elizangela Maria Basso
  6. Celia Xavier
  7. Evaldo Honório dos Santos
  8. Edgar Sumariva

Visitantes:

  1. Milena Gabriele
  2. Célia da Conceição Inácio Costa
  3. Letícia Aparecida Sumariva
  4. Salete Aparecida de Paula dos Anjos
  5. Anita Figueira Marques
  6. Tereza Bileski Pedroso de Morais
  7. Maria Martins
  8. Angela Rosa Santos
  9. Vitoria Gabrieli dos Santos
  10. Dirce Rodrigues de Oliveira Biscaia
  11. Catarina de Oliveira Neto
  12. Catarina Bial
  13. Francisca Salete Muller Domingues
  14. Rafael Ferreira Martins

Agostinianas Missionárias:

  1. Ir. Marlene Bandeira
  2. Ir. Onelia Barbosa
  3. Sueli Oliveira
  4. Maiza Paula
  5. Andria Pena
  6. Samira Aragão

Agostinianos:

  1. Luiz Carlos Batista
  2. Fr. Mauricio José Manosso Rocha
  3. Anderson Magno da Silva Pimentel
  4. Ábdon de Santana Mendes dos Santos
  5. Gutemberg de Albuquerque Machado
  6. Janio Barbosa de França
  7. Emerson Roterdan Lima de Oliveira
  8. Manoel Varela de Souza
  9. Robert Barbosa Cardoso
  10. Everton de Freitas Costa
  11. Ronã Pinheiro Aguiar Filho
  12. Silvio Carlos dos Santos T. Júnior

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
6º ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO REGIONAL - 25 e 26 DE ABRIL DE 2015
EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2015
.:: Todos os Direitos Reservados ::.